terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"No Principio era a Palavra" - Pe. Ruaro, mSC


“No princípio era a Palavra”

Meus amigos, estamos nos preparando, uma vez mais, para celebrar o grande mistério  da Encarnação da Palavra, neste Natal. No princípio era a Palavra e a Palavra se encarnou, este é o grande tema do Natal. O nosso Deus que desde o princípio criou todas as coisas e que nos chamou à existência, assume agora a nossa condição humana, para fazer história conosco. É um grande mistério de amor.

O Sínodo da Palavra, celebrado em Roma em 2008, deixou para todos nós uma  mensagem belíssima que nos ajuda a aprofundar o sentido da Palavra encarnada que celebramos em nossa História.
Esta mensagem está organizada em quatro pontos importantes:

 O primeiro nos fala sobre a voz da Palavra. No mistério da Encarnação, celebrado no Natal, Deus fala conosco. Fala de amor, pobreza, humildade, perseguição. Junto com a Palavra vem o seu Espírito de coragem, que vai inundando a todos.

O segundo ponto fala do Rosto da Palavra. Jesus de Nazaré, o Verbo que se fez carne mostra para todos o seu rosto, o rosto  do servo sofredor, o rosto dos pobres. De fato o seu reinado vai se manifestando no serviço. Vem trazer o Reino de Deus no serviço aos pobres e abandonados.

 O Sínodo nos propõe ainda um terceiro ponto de reflexão falando-nos sobre a Casa da Palavra. A Igreja aparece como a Casa da Palavra. A comunidade daqueles que, ouvindo a Palavra, acolheram-na em seu coração. A salvação entra na casa, na vida de todos que acolheram a Palavra e se tornaram Igreja, testemunhas vivas.

E por último, o Sínodo nos fala sobre o Caminho da Palavra. Com isso o Sínodo quer nos enviar pelos caminhos para anunciar, testemunhar o nascimento de Jesus, a Palavra encarnada que vai nos ensinando a viver como irmãos e irmãs.


Quero aproveitar este tempo de Natal para dizer o meu muito obrigado a todos os nossos irmãos e irmãs da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração. Neste final de dezembro estarei deixando esta Paróquia onde, durante quatro anos e oito meses, estive praticando o meu ministério como vigário paroquial. Agradeço de modo especial às comunidades, onde pude celebrar nesses anos e estabelecer laços de amizade. Se não foi possível realizar grandes projetos, pelo menos conseguimos estar juntos como amigos, e isto já é uma grande evangelização. Estarei, a partir de janeiro, trabalhando em Vila Velha, na Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, a quem recomendarei a cada um de vocês em minhas orações.

 Desejo a todos um Feliz e Santo Natal!

PE. RUARO, MSC - VIGÁRIO PAROQUIAL – (Jornal Novos Horizontes – dez/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário