quarta-feira, 10 de agosto de 2011

SÃO JOSÉ - QUEM FOI E QUEM É (Por Pe.Ruaro, mSC)

Da mesma maneira que todas as afirmações feitas sobre Maria são em função de Jesus, também nós só podemos falar de José por causa de Jesus. Os Evangelhos procuram dar um significado à presença de José e realçar a missão que também foi confiada a ele de cuidar de Jesus. O cuidado é fundamental na vida de todos aqueles que querem manter em forma a sua fé. José nos ensina exatamente como cuidar desse Jesus, defendendo- O de seus perseguidores e de todas as ameaças que comprometem o acontecimento do Reino.
Os Evangelhos não nos trazem grandes informações sobre José. Mateus, que fala para os judeus e, também, Lucas reforçam a origem judaica de José, pertencente à dinastia de Davi. Contudo essa ligação ao rei Davi nada serviria porque, segundo a tradição, ele é o pai adotivo de Jesus. E, por outro lado, viveu pobremente apesar de pertencer à realeza.
Uma característica importante de José nos Evangelhos é o senso de justiça. Como nos conta o Evangelho, ele pensava em repudiar sua esposa Maria, mesmo que em segredo, para ser fiel à lei judaica. O radicalismo da lei do apedrejamento já assusta o próprio José que tenta amenizar um pouco e poupar Maria.
Mas, quem mais pode revelar a pessoa de José é seu próprio Filho. O que mais podemos creditar a São José nos vem pela pessoa de Jesus de Nazaré. Com certeza foi José quem ajudou Jesus a olhar com indignação para a realidade de exclusão em que vivia. A ter uma atitude de ternura e compaixão sobretudo com os mais pobres. A defender a vida e os valores humanos.
Que a simplicidade de José e o seu senso de justiça, sobretudo, nos ajudem a converter o nosso coração a dar testemunho de nossa fé como discípulos missionários de Jesus.
(Padre Ruaro, mSC)

Publicado Jornal Novos Horizontes - Maio de 2011 - Paroquia NSSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário