Os Evangelhos não nos trazem grandes informações sobre José. Mateus, que fala para os judeus e, também, Lucas reforçam a origem judaica de José, pertencente à dinastia de Davi. Contudo essa ligação ao rei Davi nada serviria porque, segundo a tradição, ele é o pai adotivo de Jesus. E, por outro lado, viveu pobremente apesar de pertencer à realeza.
Uma característica importante de José nos Evangelhos é o senso de justiça. Como nos conta o Evangelho, ele pensava em repudiar sua esposa Maria, mesmo que em segredo, para ser fiel à lei judaica. O radicalismo da lei do apedrejamento já assusta o próprio José que tenta amenizar um pouco e poupar Maria.
Mas, quem mais pode revelar a pessoa de José é seu próprio Filho. O que mais podemos creditar a São José nos vem pela pessoa de Jesus de Nazaré. Com certeza foi José quem ajudou Jesus a olhar com indignação para a realidade de exclusão em que vivia. A ter uma atitude de ternura e compaixão sobretudo com os mais pobres. A defender a vida e os valores humanos.
Que a simplicidade de José e o seu senso de justiça, sobretudo, nos ajudem a converter o nosso coração a dar testemunho de nossa fé como discípulos missionários de Jesus.
(Padre Ruaro, mSC)
Publicado Jornal Novos Horizontes - Maio de 2011 - Paroquia NSSC
Nenhum comentário:
Postar um comentário