terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Procissão de entrada, missa chegada Pe. valentim a Paroquia NSSC


Uma belissima Missa no dia 29-01-2012, presedida por D. Orani e com a presença dos Padres mSC: Atila, Maristelo, Xico Carlos, Adilson, Mauricio e Pe. Valetim.

Seja bem vindo a familia N. S. Sagrado Coração

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

Hino CF 2012
Letra: Roberto Lima de Souza
Música.: Júlio Cézar Marques Ricarte

1. Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas,
Pelo remédio para aliviar a dor!
Este é teu povo, em longas filas nas calçadas,
A mendigar pela saúde, meu Senhor!

Tu, que vieste pra que todos tenham vida, (Jo 10,10)
Cura teu povo dessa dor em que se encerra;
Que a fé nos salve e nos dê força nessa lida, (Mc 5, 34)
E que a saúde se difunda sobre a terra! (Cf Eclo 18,8)

2. Ah! Quanta gente que, ao chegar aos hospitais,
Fica a sofrer sem leito e sem medicamento!
Olha, Senhor, a gente não suporta mais,
Filho de Deus com esse indigno tratamento!

3. Ah! Não é justo, meu Senhor, ver o teu povo
Em sofrimento e privação quando há riqueza!
Com tua força, nós veremos mundo novo, (Cf Ap 21,1-7)
Com mais justiça, mais saúde, mais beleza!

4. Ah! Na saúde já é quase escuridão,
Fica conosco nessa noite, meu Senhor, (Cf Lc 24,29)
Tu que enxergaste, do teu povo, a aflição
E que desceste pra curar a sua dor. (Cf Ex. 3,7-8)

5. Ah! Que alegria ver quem cuida dessa gente
Com a compaixão daquele bom samaritano. ( Lc. 10,25-37)
Que se converta esse trabalho na semente
De um tratamento para todos mais humano!

6. Ah! Meu Senhor, a dor do irmão é a tua cruz!
Sê nossa força, nossa luz e salvação! (Cf. Sl. 27,1)
Queremos ser aquele toque, meu Jesus, (Cf. Mc. 5,20-34)
Que traz saúde pro doente, nosso irmão!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

FRATERNIDADE E SÁUDE PÚBLICA



QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 - PRE ANUNCIO

No dia 14 de janeiro, o Vicariato Sul fez o pré-anuncio da Campanha da Fraternidade de 2012, que vai abordar o tema Fraternidade e Saúde Pública. O pré-anúncio foi de 8h30m às 11h na Paróquia Nossa Senhora da Paz, localizada na Rua Visconde de Pirajá, 339.

O encontro contou com a presença do Vigário Episcopal do Vicariato Sul, Monsenhor Manuel Moreira, do Vigário Episcopal para a Caridade Social, Monsenhor Manuel Manangão, além dos médicos Diácono Rômulo Scelza e Diácono Reinaldo Gallo, que apresentaram a campanha

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MISSA SOLENE DE SÃO SEBASTIÃO - DA ARQUIDIOCESE DO RJ

Dia de São Sebastião
 
A missa solene da Arquidiocese do Rio de Janeiro no dia de São Sebastião será celebrada na Igreja dos Capuchinhos, às 10h, no dia 20 de janeiro. O celebrante será o arcebispo da cidade, Dom Orani Tempesta.

Ainda no dia 20, como acontece todos os anos, vai ter a procissão de São Sebastião, saindo da Igreja dos Capuchinhos, Rua Haddock Lobo, 266, às 16h, em direção a Catedral. No palco que será montado na Avenida Chile será encenado o Auto de São Sebastião, e depois, na igreja, Dom Orani presidirá a missa de encerramento da festa.

(Rádio catedral)

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS RELIGIOSAS

Instituto Superior de Ciências Religiosas

Continuam abertas as matrículas para o curso de bacharelado do Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio.

O curso tem duração de três anos, e é reconhecido pela Santa Sé.
 
 As vagas são limitadas, e você pode obter mais informações na secretaria do Instituto, na sala 507 do Edifício João Paulo II, situado à Rua Benjamin Constant, 23, na Glória ou pelo telefone 2292-3132, ramal 380.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

EPIFANIA DO SENHOR - Por D. Orani (vídeo)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

EDIÇÃO ESPECIAL - 40 ANOS JORNAL NOVOS HORIZONTES

E nesse mês de janeiro, não poderiamos deixar de colocar aqui a EDIÇÃO ESPECIAL do jornal de nossa Paroquia, uma  Edição Comemorativa de 40 anos do Jornal Novos Horizontes da Paroquia Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Parabéns a toda equipe do Jornal.


Para visualização e leitura é só clicar abaixo no link:


FOTOS MISSA ENVIO PE. ATILA E FREI CRISTIANO -21-12-11
























Jesus e a Física Quântica - Entrev. com Frei Isidoro Mazzarolo

Entrevista Com Frei Isidoro Mazzarolo uma síntese

“Jesus e a Física Quântica”

1-      Em primeiro lugar gostaria que o sr contasse sobre sua formação acadêmica e de seu histórico como escritor. Quantos obras publicadas, o que o sr se dedica atualmente.
 

Frei Isidoro: Eu sou licenciado em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul/RS; licenciado em teologia pela PUC-RS, mestre em exegese bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma; doutor em teologia bíblica pela PUC-Rio e phd pela École Biblique et Archéologique francaise de Jerusalém.
 
Frei Isidoro: Minha caminhada de escritor começou com uma obra biográfica de um missionário no Mato Grosso e Amazônia, o qual fazia seus diários de viagem e eu decidi ler esses mesmos e transformá-los em livro. Depois começou minha vida acadêmica, como professor, quando ainda era mestre, recém voltado de Roma, em 1987. Senti a falta de livros ao alcance dos alunos e elaborei algumas apostilas, mais tarde, transformadas em livro: A Bíblia em Suas Mãos  (8ª.edição). Depois veio a indicação para publicar a tese de doutorado, em 1993 e de lá para cá foram surgindo os livros, conforme as necessidades e o tempo para escrever.


2 - Como surgiu a ideia de escrever "Jesus e a  Física quântica?

Frei Isidoro:“Jesus e a Física Quântica” surgiu quase por acaso, depois de ver um DVD chamado “Quem somos nós”. Esse vídeo me chamou a atenção sobre a relação das células na rede neural e seus diferentes comportamentos, diante das possíveis variáveis. A partir dali, comecei buscar bibliografia e livros sobre as “teorias da física quântica” e, curiosamente, fui percebendo que na pedagogia de Jesus havia muita semelhança. Era só uma questão de transposição, isto é, mudar o nome de célula para pessoa e de rede para comunidade/sociedade. Aquilo que os físicos falam da célula na rede, Jesus fala da pessoa na sociedade.
Podemos ver Jesus como o perfeito homem quântico.
 
3 - O que vem a ser o estudo da física quântica?

Frei Isidoro: O importante desse estudo é mostrar qual o lugar da célula na rede e o funcionamento da rede. No nível de física quântica é a compreensão do microcosmos e do macro. Todas as coisas funcionam interconectadas e na mútua interdependência. Na rede neural as células interagem através das “perturbações”, isto é, dos contatos, choques e ligações. Nesse constante movimento o sistema se autossustenta e se renova através do fenômeno da “autopiésis”, que também é entendido com a dinâmica da restauração permanente.
A rede se mantém dentro de um sistema de “autopiésis” e se relaciona com outras redes e outros sistemas neurais dentro dos mesmos princípios.
 

4 - Como se dá a intercessão da física quântica com a religião?

Frei Isidoro: Quando fazemos a correlação dos conceitos da física quântica de célula e rede com a pedagogia cristã de pessoa e comunidade/sociedade não precisamos de muito esforço, nem muita inteligência para perceber que o cristianismo acentua sobremaneira a importância e a  responsabilidade da pessoa e da comunidade diante dos resultados positivos ou negativos que nela se encontram.
Nesse aspecto é de capital importância ver como Jesus se posicionou diante das instituições e estruturas de seu tempo. Percebendo todas as mazelas de uma sociedade corrompida e de um sistema religioso decadente, recuperou muito da pregação profética, adotou práticas novas e rejeitou todos os esquemas e paradigmas de exclusão. Na sua forma de ensinar e agir entendemos melhor as razões da curas, dos milagres e de toda a sua filosofia de vida: a pedagogia da inclusão.


5 - Onde se encontram a física quântica e os ensinamentos cristãos?

Frei Isidoro: Eles se encontram em muitos aspectos. Nem todos os conceitos quânticos podem ser aplicados ao cristianismo. No entanto, para exemplificar de modo sintético, poderíamos dizer que a física quântica tem como  grande ponto de encontro com o cristianismo a conceituação de Bem e Mal. Na física quântica, quando uma célula adoece ela coloca em crise toda a rede e todo o sistema e, diante disso, a rede tenta como primeira solução, a restauração dessa célula para restabelecer as conexões e a vitalidade da rede. Quando a célula está doente compromete todo o sistema e, no sentido oposto, quando ela está bem, permite o funcionamento perfeito do sistema. No âmbito cristão, quando um indivíduo é mau, corrupto ou perverso ele coloca em crise toda a sociedade e faz todas as pessoas ao seu redor sofrer. Isso a pedagogia cristã chama de pecado porque é ruptura da vida e opção pela morte. Nesse campo, o que importa não é se a pessoa acredita ou não em Deus, se ela tem ou não uma religião explícita, o que conta é que ela é responsável pelo sofrimento de seus irmãos.


6 -Explique a teoria da rede celular.

Frei Isidoro: Uma das posições interessantes da física quântica em relação à rede celular é que tudo funciona dentro de um sistema de Conexão e desconexão.  Imaginemos a parábola de Jesus no capítulo 15 do  Evangelho de S. João sobre a Videira e os ramos. Nenhum ramo produzirá frutos separado da videira.
Assim a célula só tem vida enquanto ela estiver conectada com a rede. No momento que ela se desconecta está morta.
 

7- Como o sr vê o mundo de hoje tão voltado para novas tecnologias? O sr acredita que um mundo tão tecnológico engendrará um ser humano melhor?
 
Frei Isidoro: Eu acredito que, como em quase todos os sistemas, há pessoas com boas e com más intenções. O ser humano evoluiu e continuará evoluindo no campo tecnológico e exigirá das religiões uma adequação permanente a fim de manter o diálogo com o ser humano de cada época e lugar. Muitas descobertas e avançoS tecnológicos vieram a produzir grandes efeitos benéficos ao ser humano, especialmente em termos de conforto, comunicação, locomoção, etc. Por outro lado, percebe-se que há indústrias da morte, como é o caso desses laboratórios transnacionais que produzem doenças em laboratórios para viver do lucro dos seus remédios, e outras indústrias que vivem do sofrimento da sociedade. Lamentavelmente, eu não acredito que essas descobertas produzam um ser humano melhor, por que as grandes indústrias não estão alicerçadas do direito à vida, à verdade e ao amor, mas sim, em lucros, em controle econômico e no poder bélico.


8 - O sr acredita no fim do livro tradicional?

Frei Isidoro: Eu não acredito no fim do livro tradicional, de papel. Um livro em papel tem seu tempo de vida ilimitado. Uma vez escrito ele estará na prateleira de uma sala de estar, numa biblioteca ou na pasta de um aluno, mesmo muitas décadas depois. As bibliotecas virtuais demorarão muito tempo para chegar ao alcance das grandes camadas da sociedade. Por outro lado, os sistemas virtuais não estão isentos de colapsos gerais e seria muito inseguro colocar toda a confiança num sistema virtual, por mais protegido que possa estar.


9 - O que o sr acha das rede sociais?

Frei Isidoro: As redes sociais são “facas de dois gumes”. Muitas delas cumprem um papel importantíssimo na conscientização, na informação e na distribuição de alertas, notícias e advertências. Outras, com objetivos próprios e em função, não raro, de finalidades perversas, induzem pessoas à escravidão, ao erro e à subjugação de seus próprios valores morais, sociais e políticos.
 
10- Qual o tema que o sr abordará em um próximo livro? E por que?

Frei Isidoro: O meu próximo livro (o 32º.) será um comentário exegético da Carta aos Colossenses. A grande parte das minhas obras envolve comentários exegéticos aos livros bíblicos e, é um sonho meu, fazer um comentário para cada livro do Novo Testamento, minha área de atuação acadêmica. Se surgir um outro “insight” fora da Bíblia ou relacionando um tema bíblico com outra área, farei. No entanto, estou tentando completar os comentários bíblicos do Novo Testamento.
 
Frei Isidoro Mazzarolo
WWW.mazzarolo.pro.br

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

JMJ 2013 - RÉPLICAS DO CRISTO REDENTOR




A cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber um dos maiores eventos da Igreja Católica de todos os tempos, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará de 23 a 28 de julho de 2013. Com a previsão de participação de milhões de jovens católicos, a JMJ já ganhou um embaixador: o Cristo Redentor.

Réplicas do monumento, com 3,8 metros de altura, serão expostas a partir de março em capitais de todo o mundo. A primeira cópia de um dos mais famosos cartões-postais da cidade será levada ao Vaticano.

Criadas por carnavalescos de escolas de samba, as réplicas da mostra itinerante “Cristo Redentor para Todos” também passarão por alguns estados brasileiros junto com os Símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. A Comissão Especial da Jornada Mundial da Juventude – formada por representantes dos governos federal, estadual e municipal e da arquidiocese do Rio de Janeiro – conta com grupos de trabalho para melhorar a logística da cidade e disponibilizar acomodações, além de preparar a cidade para a visita do papa Bento XVI, que participará da JMJ.
A programação do evento inclui catequeses, palestras, shows e um encontro com o Santo Padre. Também está prevista a instalação de 27 palcos, espalhados por toda a Cidade Maravilhosa, que representarão os estados brasileiros. Entre os espaços estudados para receber a jornada estão o Aterro do Flamengo, Centro, Barra e Santa Cruz.

"A Jornada Mundial da Juventude é uma grande oportunidade para revigorar a fé, a participação e, principalmente, para mostrar o rosto jovem da Igreja para o mundo inteiro", disse o presidente do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude do Rio e arcebispo metropolitano, dom Orani João Tempesta.

O trabalho dos organizadores da JMJ foi elogiado pelo presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko. "Devemos destacar a grande disponibilidade das autoridades civis brasileiras que trabalham para suprir as necessidades organizacionais ditadas pela JMJ", afirmou o cardeal.

ANO DA FÉ (2012)- vídeo do Papa Anunciando

ANO DA FÉ -2012

Ano da Fé: Vaticano divulga Carta Apostólica de Bento XVI

Leonardo Meira
Da Redação


''A porta da fé está sempre aberta para nós'', escreve o Papa na Carta Apostólica
 
O Vaticano divulgou a Carta Apostólica com a qual o Papa Bento XVI, proclama o Ano da Fé. O documento, intitulado Porta Fidei - A porta da Fé, foi assinado pelo Pontífice em 11 de outubro de 2011, mas foi divulgado na manhã desta segunda-feira, 17.

"A PORTA DA FÉ, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma", indica o Santo Padre no início do texto.
"Nesta perspectiva, o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo", salienta.
Acesse


O Ano da Fé iniciará em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, e terminará em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo. "Será um momento de graça e de empenho para uma sempre mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé n'Ele e para anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo", explicou o Papa durante a Missa de encerramento do Encontro Novos Evangelizadores para a Nova Evangelização, que presidiu neste domingo, 16, na Basílica Vaticana.
Bento XVI salienta que atravessar a porta da fé é embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. "Este caminho tem início com o Batismo, pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna", indica.

De fato, desde o início de seu ministério
como Sucessor de Pedro, o atual Pontífice sublinha a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo. "Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são seus discípulos", adverte na Porta Fidei.

Ano da Fé


Não
é a primeira vez que a Igreja é chamada a celebrar um Ano da Fé. Já o Servo de Deus Papa Paulo VI, em 1967, proclamou um ano semelhante, para celebrar o 19º centenário do martírio dos apóstolos Pedro e Paulo.....
"

Em 11 de Outubro de 2012, além dos 50 anos da convocação do Vaticano II, também se completarão 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo Beato Papa João Paulo II. Conforme Bento XVI, este Ano deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no Catecismo a sua síntese sistemática e orgânica.

"
Assim, no Ano em questão, o Catecismo da Igreja Católica poderá ser um verdadeiro instrumento de apoio da fé, sobretudo para quantos têm a peito a formação dos cristãos, tão determinante no nosso contexto cultural.
[...] Com tal finalidade, convidei a Congregação para a Doutrina da Fé a redigir, de comum acordo com os competentes Organismos da Santa Sé, uma Nota, através da qual se ofereçam à Igreja e aos crentes algumas indicações para viver, nos moldes mais eficazes e apropriados, este Ano da Fé ao serviço do crer e do evangelizar", revela....
Desafios

O Papa analisa que nos dias atuais, mais
do que no passado, a fé vê-se sujeita a uma série de interrogativos, que provêm de uma mentalidade que reduz o âmbito das certezas racionais ao das conquistas científicas e tecnológicas. "Mas a Igreja nunca teve medo de mostrar que não é possível haver qualquer conflito entre fé e ciência autêntica, porque ambas tendem, embora por caminhos diferentes, para a verdade", ensina.

Da mesma forma, o
professar com a boca indica que a fé implica um testemunho e um compromisso públicos. "O cristão não pode jamais pensar que o crer seja um fato privado. A fé é decidir estar com o Senhor, para viver com Ele. E este 'estar com Ele' introduz na compreensão das razões pelas quais se acredita. A fé, precisamente porque é um ato da liberdade, exige também assumir a responsabilidade social daquilo que se acredita"...
TEXTO NA INTEGRA: