sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Pai nunca deciste

Havia um homem muito rico, possuia muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados. Tinha ele um único filho que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho sem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles. Seu pai sempre o advertia que seus amigos só ficariam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai entravam por um ouvido, saía pelo outro. Um dia um velho pai, já avançado em idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro, e dentro ele mesmo fez uma FORCA, e junto a ela, uma placa com os dizeres:

"PARA VOCÊ NUNCA MAIS DESPREZAR AS PALAVRAS DE SEU PAI".

Mas tarde chamou o filho, levou-o até o celeiro e disse:

_ Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir você tomará conta de tudo o que é meu, e sei qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e gastará todo o dinheiro com seus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos se afastarão. E quando não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me ouvido. É por isso construí essa FORCA; sim, ela é para você, e quero que me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela.

O jovem riu, achou absurdo mas, para não contrariar o pai, prometeu, pois pensou que jamais aquilo pudesse ocorrer.

O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.

Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida , e viu que havia sido um tolo. Lembrou-se do pai, começou a chorar e pensou:

"AH, MEU PAI SE EU TIVESSE OUVIDO OS TEUS CONSELHOS!... AGORA É TARDE , É TARDE DEMAIS"

Pesaroso, o jovem levantou os olhos, e longe avistou o pequenoceleiro, era a única coisa que lhe restava.A passos lentos dirigiu-se at´lá, e entrando viu a FORCA e a placa empoeirada.

"NÃO SEGUI OS CONSELHOS DO MEU PAI, NÃO PUDE ALEGRÁ-LO QUANDO ESTAVA VIVO, MAS PELO MENOS DESTA VEZ VOU FAZER A VONTADE DELE, VOU CUMPRIR MINHA PROMESSA, NÃO ME RESTA MAIS NADA".

Subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço:

"AH! SE EU TIVESSE UMA NOVA CHANCE"...

Ele pulou, e por instantes sentiu a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e se quebrou facilmente. O rapaz caiu no chão , e sobre ele cairam jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes.

 A FORCA estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia:

"ESSA É SUA NOVA CHANCE. EU TE AMO MUITO. SEU PAI".

Nenhum comentário:

Postar um comentário