sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Festival da Juventude recebe inscrições do Brasil e do Mundo

Festival da Juventude recebe inscrições do Brasil e do mundo

O Festival da Juventude está com inscrições abertas para apresentações culturais do Brasil e do mundo. O evento é uma oportunidade de encontrar Deus por meio da arte, dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
O festival promove um intercâmbio cultural por meio da evangelização dos jovens nesta grande festa de fé, que será realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho do próximo ano. Segundo a secretária Executiva do setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, Paloma Lladó, o Festival da Juventude é uma forma de encontrar Deus nas apresentações artísticas. “Uma alma contente é uma alma que canta”, diz. “Queremos mostrar a alegria de ser povo de Deus por meio da música, teatro, dança, exposições”.
 
Para participar, basta fazer a inscrição no site
 
 
O Festival da Juventude terá apresentações de músicas, peças teatrais, danças e exposições. No site da JMJ, estão disponíveis três formulários para música, artes cênicas e exposição. Os grupos interessados em se apresentar podem preencher um dos formulários. Estas apresentações poderão acontecer em um dos palcos da JMJ, espalhados por toda a cidade do Rio de Janeiro, em auditórios, teatros, museus.
As inscrições vão até o dia 15 de dezembro de 2012 e estão sob a responsabilidade do Setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local (COL).
Na seleção, serão contemplados, como critérios principais, a coerência com o Magistério da Igreja, a qualidade técnica e a adequação ao espírito jovem da JMJ. Para apresentações musicais, serão aceitas as cristãs, em qualquer ritmo. As bandas, grupos e exposições irão se apresentar em diversos teatros da cidade e em palcos distribuídos pelos bairros. Os participantes dos grupos que forem aprovados para participar do Festival da Juventude não precisam ser peregrinos.
 
Mais informações:

Locais para eventos da JMJ atendem Comitiva do Vaticano

Locais para eventos da JMJ atendem expectativas da Comitiva do Vaticano
Durante a última quinta-feira (25), a comitiva do Vaticano visitou todos os locais que já tinham sido propostos pela organização da JMJ Rio2013. A conclusão é que todos os locais atendem as expectativas e necessidades para realização do encontro dos jovens com o Papa, que será realizado em julho do próximo ano na Cidade Maravilhosa.
Foram feitas observações de natureza técnica, com o objetivo de otimizar o espaço em vista da liturgia e do protocolo. Durante todos esses dias da visita, participaram de todos os momentos representantes dos governos municipal, estadual e federal: Cristiano Jardim, Luiz Carlos Pugialli e Diogo Santana, respectivamente. Em clima de grande colaboração, eles trataram de todas as questões que envolvem o poder público com a comitiva pontifícia e a organização da JMJ Rio2013.
O local para os atos finais da JMJ Rio2013 (vigília e missa) segue em estudo.
A comitiva continua no Rio com reuniões privativas com os diversos setores da organização até sábado (27), quando retornarão a Roma.
 
Carol de Castro
Jornalista

Vejam também no site da JMJ Rio 2013 pelo link :

http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/595/locais-para-eventos-da-jmj-atendem-expectativas-da-comitiva-do-vaticano
 
 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sugestões para o Mês Missionário 2012

SUGESTÕES PARA ANIMAR O MÊS MISSIONÁRIO 2012

“Ide por todo o mundo e anunciem o Evangelho a toda criatura”! (Mc 16,15)

Abertura:
Alvorada festiva, seguida da oração da manhã (sugestão – Terço missionário ou como preferir) café partilhado;

 • Para a celebração de abertura:

  A nível de Paróquia:
  •  Cada comunidade é convidada a se mobilizar e sair em caminhada até o local da celebração de abertura traga bandeirinhas coloridas, pode ser nas cores dos continentes e a bandeira da própria comunidade com o nome do seu padroeiro; faixas, cartazes da campanha missionária, etc...
  • Que a celebração não seja numa das comunidades, mas na rua. Para dizer que nossa missão é para o mundo;
  • Usar cantos missionários;
  • As velas do altar sejam nas cinco cores, ou em vasos com arranjos coloridos, as velas podem ser entregues no final da celebração para cada uma das comunidades, que cada uma das comunidades fique com uma cor, para usar no altar durante todo o mês, para estar em sintonia com a campanha missionária e com todos os continentes.
  • Em lugar de destaque, colocar a figura dos padroeiros das missões, que entrará na procissão de entrada.
  • Deixar que as crianças da Infância e Adolescência Missionária falem para a assembléia como é sua missão e seu carisma...
ENTRADA DA PALAVRA
• Colocar as crianças da Infância Missionária (ou da Catequese) enfileiradas ao longo do corredor central da igreja, tendo fitas coloridas amarradas nos pulsos. A bíblia passa de mão em mão, é beijada pelas crianças e chega ao ambão. Durante as leituras as crianças podem ficar em volta, com velas coloridas nas mãos (ou juntas segurando o globo terrestre). Pode se cantar um canto entronizando a Palavra
• Enfeitar a Bíblia a ser levada em procissão até o ambão. Seria conveniente uma música coreografada durante a entrada da Bíblia.
 
* Se na paróquia ou diocese estiver um missionário que já foi a missão além-fronteiras ou é missionário além-fronteiras peça para dar um testemunho e falar da sua missão.
AO LONGO DO MÊS:
• Que a Novena missionária seja realizada nas ruas, explorando o livro da CM de 2012 e o DVD missão e partilha;
• Divulgar a coleta missionária nas celebrações;
• No dia mundial das missões, penúltimo domingo do mês de Outubro – fazer divulgação em rádios, carro de som nas ruas, Visitas missionárias as famílias para divulgar o dia mundial das missões, rezar junto com as famílias por todos os missionários que estão em missão, divulgar a coleta e convidar a todos para participar da celebração do dia mundial das missões.
• Registrar os momentos que a comunidade irá vivenciar ao longo do mês, para que na missa de encerramento possam ser mostrados ao povo os trabalhos realizados na missão;
• Que em cada celebração as equipes que estarão realizando a novena missionária nas famílias sejam enviadas em missão para a semana seguinte;
• Enfeitar a Igreja com as cores dos continentes;
• Como preferir, pode se optar para fazer um dia missionário nas comunidades da paróquia, encerrando com a celebração animada pelos missionários que participaram da missão junto com o povo;
ENCERRAMENTO DO MÊS MISSIONÁRIO
• Realizar uma caminhada missionária, com todas as comunidades envolvendo todas as pastorais e movimentos da paróquia;
• Que cada pastoral ou movimento tragam seus símbolos;
• Encerrar com uma bonita e animada celebração eucarística. Para o ofertório Trazer alguns símbolos missionários usados durante todo o mês, como: o cartaz da campanha, o texto da novena ou das celebrações, um par de sandálias, uma sacola de tira colo, uma amostra grande do envelope da campanha missionária, algum objeto típico dos continentes e os símbolos das pastorais usados na caminhada missionária
Para uma boa participação e articulação do mês é necessário se criar uma equipe missionária que se comprometa em preparar bem o mês missionário, e que o vivencie com alegria e ardor missionário.
Com desejo de uma feliz e abençoada missão:
Ir. Maria Augusta – Missionária da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos Guga Mas.

Indulgência Plenária por ocasião do Ano da Fé

Bento XVI concede Indulgência plenária por ocasião do Ano da Fé

"Por ocasião do Ano da Fé, o Papa Bento XVI concede o dom da Indulgência Plenária. A Santa Sé divulgou nesta sexta-feira, 5 de outubro, o decreto da Penitenciaria Apostólica com o qual se concede a indulgência.

As disposições estabelecidas pela Penitenciaria Apostólica indicam que podem obter a indulgência os fiéis verdadeiramente arrependidos, que tenham reparado os próprios pecados com a penitência sacramental e elevado orações segundo as intenções do Sumo Pontífice. Isso de acordo com as seguintes situações:

— toda vez que participarem de pelo menos três momentos de pregações durante as Santas Missões, ou de pelo menos três lições sobre as Atas do Concílio Vaticano II e sobre os Artigos do Catecismo da Igreja Católica, em qualquer igreja ou local idôneo;"
 
leia mais no site da arquidiocese do RJ pelo link: