sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mensagem do Papa pelo 49º Dia Mundial de Oração pelas Vocaçoes

MENSAGEM DO SANTO PADRE
PARA O 49º DIA MUNDIAL
DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

(29 DE ABRIL DE 2012 - IV DOMINGO DE PÁSCOA)


Tema: As vocações, dom do amor de Deus


Amados irmãos e irmãs!

O XLIX Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no IV domingo de Páscoa – 29 de Abril de 2012 –, convida-nos a reflectir sobre o tema «As vocações, dom do amor de Deus».

A fonte de todo o dom perfeito é Deus, e Deus é Amor – Deus caritas est –; «quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele» (1 Jo 4, 16). A Sagrada Escritura narra a história deste vínculo primordial de Deus com a humanidade, que antecede a própria criação. Ao escrever aos cristãos da cidade de Éfeso, São Paulo eleva um hino de gratidão e louvor ao Pai pela infinita benevolência com que predispõe, ao longo dos séculos, o cumprimento do seu desígnio universal de salvação, que é um desígnio de amor. No Filho Jesus, Ele «escolheu-nos – afirma o Apóstolo – antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em caridade na sua presença» (Ef 1, 4). Fomos amados por Deus, ainda «antes» de começarmos a existir! Movido exclusivamente pelo seu amor incondicional, «criou-nos do nada» (cf. 2 Mac 7, 28) para nos

leia na integra a carta no link:

http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/vocations/documents/hf_ben-xvi_mes_20111018_xlix-vocations_po.html

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PAGINA OFICIAL DO JMJ RIO 2013 - NO FACEBOOK



A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - RIO 2013 que acontecerá no período de 23 a 28 de julho de 2013 tem sua PÁGINA OFICIAL NO facebook ,  com informações diretamente postadas pelos comitês organizadores do evento, é ela :




quarta-feira, 18 de abril de 2012

Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lamentou profundamente a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia ao julgar favorável a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54.  

Veja o conteudo da carta na totalidade acessando o link:

E-blog2 - Diversidade, Testemunho e Fé na Blogosfera

Aconteceu no dia 14 de abril de 2012 o 2º Encontro de Blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o E+Blog2, com o tema: Diversidade, testemunho e fé na blogosfera ,  foi realizado  no auditório do Edifício João Paulo II, na sede da Arquidiocese do Rio.



O E+Blog 2 foi aberto oficialmente pelo coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Márcio Queiroz, que logo em seguida iniciou a primeira palestra que teve como título O Ano da Fé e refletiu sobre a Carta Apostólica Porta Fidei (A Porta da Fé), assinada pelo Papa Bento XVI no ano passado.

Em seguida 04 participantes do primeiro Encontro de Blogueiros Católicos: Alexandra Gurgel, Luciano Santos, Michelle Neves e Rodrigo Stankevicz, deram testemunhos sobre o que representou aquele encontro para eles.




Após ,  o integrante do Setor Cultural da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 Gustavo Ribeiro explicou um pouco sobre a JMJ, sua organização e o envolvimento dos blogueiros.



Fechando as palestras da manhã, o Vigário Episcopal do Vicariato para a Comunicação Social (VICOM) da Arquidiocese do Rio, cônego Marcos William Bernardo, ressaltou a importancia dos blogueiros na atual conjuntura brasileira.


Após o almoço, os blogueiros  receberam a presença do Arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta, que falou para o blogueiro cristãos, e recebeu dos blogueiros uma placa e camisa do E-blog 2.




Logo depois, o consultor na área de mídias socais, analista de novas tecnologias web na Canção Nova e co-fundador da agência de comunicação e marketing digital InsideSEO, Paulo Moraes, deu uma formação blogueira para os participantes.


Ao final os blogueiros partilharam em grupos sobre os temas abordados. Caso voc^Çe queira saber mais sobre os temas e o que foi discutido pode acessar a matéria na página da Arquidocese no link:

http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8079&sid=39



Oração do E+blogueiro

Tão compassivo, tão fiel, tão amoroso és Tu, Pai Nosso.
Te peço que aumentes a minha fé e o meu amor por Ti.
Que eu possa usar o blog como um instrumento para cumprir Teus propósitos.
Que eu possa me tornar blogueiro da Verdade e promotor da paz.
Ajuda-me a ser firme em meu compromisso cristão e que os visitantes possam encontrar em meu blog uma fonte de encorajamento e inspiração.
Dá-me força para anunciar a Tua palavra, para que possa desempenhar o meu papel e derrubar os muros da hostilidade do mundo usando o blog para fortalecer os laços de amizade, solidariedade e amor.
Fazei meu coração manso e humilde para que possa tratar os meus leitores como amigos, não como hits. Para que possa lutar para mudar a mim mesmo para melhor com mais frequencia do que retoco o template de meu site.
Livrai-me, ó Pai, de spams e vírus, do orgulho e do egoísmo e da tentação de reproduzir imagens sem permissão e copiar ideias sem creditar os autores originais.
Que possa estar sempre unido com a rede de E+blogueiros, irmãos que trabalham juntos em Teu nome. E que os nossos blogs nos levem mais perto de Ti.
Te peço humildemente em nome de Cristo, Nosso Senhor.

Amém.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

SENHORA DA PÁSCOA

SENHORA DA PÁSCOA


 Senhora da Páscoa,
 Senhora da sexta-feira e do domingo,
 Senhora da noite e do domingo,
 Senhora do silêncio e da cruz,
 Senhora do amor e da entrega,
 Senhora da palçavra acolhida
 e da palavra dada,
 Senhora da paz e da esperança
 
 Senhora de todas as partidas,
 porque és a Senhora
 do "transito", ou "páscoa", escuta-nos!
 Hoje queremos dizer-Te muito obrigado,
 muito obrigado, Senhora, pelo teu "Fiat",
 por tua completa disponibilidade de escrava,
 por tua pobreza e silêncio
 pelo gozo de tuas sete espadas,
 pela dor de todas as tuas partidas
 que foram dando paz a tantas almas
 Muito obrigado,
 por teres ficado conosco
 apesar do tempo e das distâncias.

 Nossa senhora da Reconciliação,
 imagem e princípio da Igreja:
 hoje deixamos em teu coração
 pobre, silencioso e disponivel,
 esta Igreja, peregrina da Páscoa
 
 Uma Igreja essencialmente missionária,
 fermento e alma da sociedade em
 que vivemos
 Uma Igreja profética que seja o anúncio
 de que o Reino de Deus já chegou.
 
 Uma Igreja de testemunhas autênticas,
 inserida na história dos homens,
 como presença salvadora do Senhor,
 fonte de paz, de alegria e de esperança

 Amém!
(Ignácio Larrañaga)

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE - JMJ RIO2013

A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrou a Jornada Diocesana da Juventude, no dia 31 de março em Ipanema.

A concentração  marcada para as 15h, na Praça Nossa Senhora da Paz, com o grupo Sambadorando.
Dom Nelson Francelino, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, fez a bênção dos ramos e iniciou a procissão pela praia de Ipanema em direção ao Parque Garota de Ipanema, onde aconteceu a Santa Missa. Durante o trajeto a animação foi feita pela Banda God First e durante e após a missa pela cantora Eliana Ribeiro e o Ministério Amor e Adoração














terça-feira, 3 de abril de 2012

15º CURSO ARQUID. P/ CATEQ.DE PERSEVERANÇA

No sábado, dia 31 de março, foi realizado no Colégio Imaculado Coração de Maria, no Méier, o 15º Curso Arquidiocesano para Catequistas de Perseverança, com o tema "O Adolescente e as Novas Tecnologias".

A oração inicial foi dirigida pelo novo Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Padre Claudio dos Santos, e em seguida, Irmã Lúcia Imaculada, coordenadora da Iniciação Cristã, deu as boas-vindas a todos os presentes.

A primeira parte do curso foi um painel com a exposição do tema e resposta às dúvidas da assembleia por Ana Carolina Bayer, da Pastoral da Juventude, Mônica Walliter, professora e psicóloga, e Waldea Esteves, da PASCOM do Vicariato Norte.

E a segunda parte foi com oficinas sobre a Comunicação e Evangelização. Os catequistas se dividiram em oito salas para aprenderem sobre as mídias sociais, a comunicação pela Palavra de Deus, a arte de falar em público, os relacionamentos reais e os virtuais, como montar um jornal mirim, os blogs e a evangelização, o uso de recursos audio visuais e a narração de histórias como meio de evangelização.
 (do blog da Iniciação Cristã)





foto retirada do blog da inicação cristã

foto retirada do blog da iniciação cristã