quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

16 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL PE. MARCOS VINICIO, mSC



Nosso querido Padre Marcos Vinicio mSC, que esteve como Vigário e Paroco em nossa Parqouia,  comemorou seus 16 anos de Vida Sacerdotal.  Que Deus o abençoe na sua caminhada, sempre com seu jeito tranquilo e amigo de todos. Parabéns Padre Marcos Vinicus!!







Missa de Rua na Praça seca - Preparação da Quaresma

A PAROQUIA NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO,
Iniciou no dia dia  29/fevereiro/2012,
as  MISSAS DE RUAS nesse período de Quaresma

será sempre todas quartas feiras às 19:15h. (com excessão no dia 08 que haverá o curso da Campanha da Fraternidade)

As Próximas Missas serão dias:

 * 14-março-2012 - na Rua Pinto Teles  - Praça seca
(próximo ao Parque da Prefeitura)


* 21- março-2012 - na Rua Barão com Gastão Taveira
 (a rua da Fármacia)

* 28-março-2012 - na Lagoa de Prata
 (ladeira da rua Marangá com rua Florianópolis)
Aguardamos todos vocês por lá.

Visita de membros do Pontíficio Conselho para os Leigos - JMJ-Rio2013



ENCONTRO DA JUVENTUDE - JMJ RIO2013

DIA 01-MARÇO -2012 - ÀS 19:30H
na Igreja de Sant' Anna - Pça Cardeal Leme, 11 - Centro

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mensagem do Papa Bento XVI para o 46º Dia Mundial das Comunicações

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI
PARA O 46º DIA MUNDIAL
DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS
«Silêncio e palavra: caminho de evangelização»
[Domingo, 20 de Maio de 2012]
Amados irmãos e irmãs,
Ao aproximar-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2012, desejo partilhar convosco algumas reflexões sobre um aspecto do processo humano da comunicação que, apesar de ser muito importante, às vezes fica esquecido, sendo hoje particularmente necessário lembrá-lo. Trata-se da relação entre silêncio e palavra: dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca um certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado.
O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos. Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias. Deste modo abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se possível uma relação humana mais plena. É no silêncio, por exemplo, que se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles que se amam: o gesto, a expressão do rosto, o corpo enquanto sinais que manifestam a pessoa. No silêncio, falam a alegria, as preocupações, o sofrimento, que encontram, precisamente nele, uma forma particularmente intensa de expressão. Por isso, do silêncio, deriva uma comunicação ainda mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e àquela capacidade de escuta que frequentemente revela a medida e a natureza dos laços. Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório. Uma reflexão profunda ajuda-nos a descobrir a relação existente entre acontecimentos que, à primeira vista, pareciam não ter ligação entre si, a avaliar e analisar as mensagens; e isto faz com que se possam compartilhar opiniões ponderadas e pertinentes, gerando um conhecimento comum autêntico. Por isso é necessário criar um ambiente propício, quase uma espécie de «ecossistema» capaz de equilibrar silêncio, palavra, imagens e sons.
Grande parte da dinâmica actual da comunicação é feita por perguntas à procura de respostas. Os motores de pesquisa e as redes sociais são o ponto de partida da comunicação para muitas pessoas, que procuram conselhos, sugestões, informações, respostas. Nos nossos dias, a Rede vai-se tornando cada vez mais o lugar das perguntas e das respostas; mais, o homem de hoje vê-se, frequentemente, bombardeado por respostas a questões que nunca se pôs e a necessidades que não sente. O silêncio é precioso para favorecer o necessário discernimento entre os inúmeros estímulos e as muitas respostas que recebemos, justamente para identificar e focalizar as perguntas verdadeiramente importantes. Entretanto, neste mundo complexo e diversificado da comunicação, aflora a preocupação de muitos pelas questões últimas da existência humana: Quem sou eu? Que posso saber? Que devo fazer? Que posso esperar? É importante acolher as pessoas que se põem estas questões, criando a possibilidade de um diálogo profundo, feito não só de palavra e confrontação, mas também de convite à reflexão e ao silêncio, que às vezes pode ser mais eloquente do que uma resposta apressada, permitindo a quem se interroga descer até ao mais fundo de si mesmo e abrir-se para aquele caminho de resposta que Deus inscreveu no coração do homem.
No fundo, este fluxo incessante de perguntas manifesta a inquietação do ser humano, sempre à procura de verdades, pequenas ou grandes, que dêem sentido e esperança à existência. O homem não se pode contentar com uma simples e tolerante troca de cépticas opiniões e experiências de vida: todos somos perscrutadores da verdade e compartilhamos este profundo anseio, sobretudo neste nosso tempo em que, «quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2011).
Devemos olhar com interesse para as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem actual não só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. Na sua essencialidade, breves mensagens – muitas vezes limitadas a um só versículo bíblico – podem exprimir pensamentos profundos, se cada um não descuidar o cultivo da sua própria interioridade. Não há que surpreender-se se, nas diversas tradições religiosas, a solidão e o silêncio constituem espaços privilegiados para ajudar as pessoas a encontrar-se a si mesmas e àquela Verdade que dá sentido a todas as coisas. O Deus da revelação bíblica fala também sem palavras: «Como mostra a cruz de Cristo, Deus fala também por meio do seu silêncio. O silêncio de Deus, a experiência da distância do Omnipotente e Pai é etapa decisiva no caminho terreno do Filho de Deus, Palavra Encarnada. (...) O silêncio de Deus prolonga as suas palavras anteriores. Nestes momentos obscuros, Ele fala no mistério do seu silêncio» (Exort. ap. pós-sinodal Verbum Domini, 30 de Setembro de 2010, n. 21). No silêncio da Cruz, fala a eloquência do amor de Deus vivido até ao dom supremo. Depois da morte de Cristo, a terra permanece em silêncio e, no Sábado Santo – quando «o Rei dorme (…), e Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos» (cfr Ofício de Leitura, de Sábado Santo) –, ressoa a voz de Deus cheia de amor pela humanidade.
Se Deus fala ao homem mesmo no silêncio, também o homem descobre no silêncio a possibilidade de falar com Deus e de Deus. «Temos necessidade daquele silêncio que se torna contemplação, que nos faz entrar no silêncio de Deus e assim chegar ao ponto onde nasce a Palavra, a Palavra redentora» (Homilia durante a Concelebração Eucarística com os Membros da Comissão Teológica Internacional, 6 de Outubro de 2006). Quando falamos da grandeza de Deus, a nossa linguagem revela-se sempre inadequada e, deste modo, abre-se o espaço da contemplação silenciosa. Desta contemplação nasce, em toda a sua força interior, a urgência da missão, a necessidade imperiosa de «anunciar o que vimos e ouvimos», a fim de que todos estejam em comunhão com Deus (cf. 1 Jo 1, 3). A contemplação silenciosa faz-nos mergulhar na fonte do Amor, que nos guia ao encontro do nosso próximo, para sentirmos o seu sofrimento e lhe oferecermos a luz de Cristo, a sua Mensagem de vida, o seu dom de amor total que salva.
Depois, na contemplação silenciosa, surge ainda mais forte aquela Palavra eterna pela qual o mundo foi feito, e identifica-se aquele desígnio de salvação que Deus realiza, por palavras e gestos, em toda a história da humanidade. Como recorda o Concílio Vaticano II, a Revelação divina realiza-se por meio de «acções e palavras intimamente relacionadas entre si, de tal modo que as obras, realizadas por Deus na história da salvação, manifestam e confirmam a doutrina e as realidades significadas pelas palavras; e as palavras, por sua vez, declaram as obras e esclarecem o mistério nelas contido» (Const. dogm. Dei Verbum, 2). E tal desígnio de salvação culmina na pessoa de Jesus de Nazaré, mediador e plenitude da toda a Revelação. Foi Ele que nos deu a conhecer o verdadeiro Rosto de Deus Pai e, com a sua Cruz e Ressurreição, nos fez passar da escravidão do pecado e da morte para a liberdade dos filhos de Deus. A questão fundamental sobre o sentido do homem encontra a resposta capaz de pacificar a inquietação do coração humano no Mistério de Cristo. É deste Mistério que nasce a missão da Igreja, e é este Mistério que impele os cristãos a tornarem-se anunciadores de esperança e salvação, testemunhas daquele amor que promove a dignidade do homem e constrói a justiça e a paz.
Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da acção comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo. A Maria, cujo silêncio «escuta e faz florescer a Palavra» (Oração pela Ágora dos Jovens Italianos em Loreto, 1-2 de Setembro de 2007), confio toda a obra de evangelização que a Igreja realiza através dos meios de comunicação social.

Vaticano, 24 de Janeiro – dia de São Francisco de Sales – de 2012.



BENEDICTUS PP. XVI


© Copyright 2012 - Libreria Editrice Vaticana



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

JORNADA CATEQUETICA DA 7 FORANIA

Nesse sábado dia 12-02-12, aconteceu no Santuário da Divina Misericórida - Valqueire, a Jornada Catequética para os segmentos da Iniciação Cristã da 7º Forania.

Falou-se sobre:

 Evangelização nos tempos modernos – Redes Sociais (Assessora: Tatiane)
11° PPC e a Iniciação Cristã (Assessora: Bárbara)
 Discípulos Missionários e a Missão Continental (Assessor: Pe. Rafael)
Campanha da Fraternidade 2012 – (Assessora:Fernanda) Oficinas

Vejamos as fotos de nossas catequistas, super animadas:

















segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO - em Oswaldo Cruz



ESTATISTICA DO BLOG - 13-02-12

Hoje, 13 de fevereiro completamos 9 meses de inicio de Blog, com 3837 visitantes até o momento.
A todos que nos visitam obrigado pela sua presença por aqui. Que esse Blog seja uma nova forma de evangelização. 


Visualizações de página por país
 
Brasil...............................
3.146
Estados Unidos
..................227
Alemanha..........................
201
Rússia.................................
88
Portugal..............................
59
Reino Unido.......................
21
Ucrânia..............................
18
Holanda
.............................14
Letônia..............................
10
Índia....................................
7

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Curso Campanha da Fraternidade - 03-03-2012



Campanha da Fraternidade - A fé e a saúde
Assessor: Pe. Leonardo Agostini Fernandes, doutor em Teologia Bíblica, professor de Sagrada Escritura na PUC- Rio.

Data: 03
Horário: 09h30 às 11h30
Público-alvo: Coordenadores de pastorais, agentes de saúde e pessoas interessadas no tema.
Local: Paróquia de São Jorge - Quintino
Sugestão:
Boa saúde – 17,00
Fica livre da tua doença – 22,10
Farmácia da natureza – 13,20
Informações:
Rua Dagmar da Fonseca, 45 – A/B - Madureira
CEP 21351-040 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3355-5189
Cel.: (21) 9636-2136
E-mail: livmadureira@paulinas.com.br
Fique atento! A programação pode passar por alterações no decorrer do ano. Informe-se!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

RETIRO REVIVER 2012 - Comun. Shalom - 19 a 21/02


A COMUNIDADE SHALOM CONVIDA PARA O RETIRO DE CARNAVAL:

DIAS 19 A 21 DE FEVEREIRO -  A PARTIR DAS 8 HORAS
ENTRADA FRANCA

Com Missa, adoração, seminário de vida, curso de formação, reviverzinho (para crianças)

Presença de Dom Orani Tempesta, Dom Antonio Augusto e Dom Roberto Lopes


LOCAL: RUA SÃO CLEMENTE, 438 BOTAFOGO
TEL PARA INFORMAÇÕES: 3251-4831

RETIRO DE ÁGUA VIVA - Dias 19,20 e 21/02/2012

RETIRO RIO DE ÁGUA VIVA
Com o Tema: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará” a Arquidiocese do Rio de Janeiro através da Renovação Carismática Católica realizará nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro o tradicional Retiro Rio de Água Viva(RAV) das 8h ás 18h no Colégio Salesiano, no Riachuelo que será também a comemoração do 40 anos da RCC no estado do Rio.
Com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta; do bispo auxiliar Dom Antonio Augusto e dos sacerdotes Pe.Geovane Ferreira, da paróquia Sagrada Família, na Maré e Coordenador Nacional do Ministério Cristo Sacerdote da RCC; Pe.Gleuson, paróquia São Joaquim, no Estácio e Pe.Marcos Dantas, paróquia São Conrado e diretor espiritual do Conselho Arquidiocesano da RCC(CARC) o evento terá momentos de louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, missas, orações de cura e libertação e muita animação conduzida pela Banda Canto Novo.
O RAV terá momentos de louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, missas, orações de cura e libertação e muita animação conduzido pela Banda Canto Novo e por Pedro Nascimento do Mato Grosso que será o pregador oficial do evento. Pedro é um grande pregador da RCC conhecido nacionalmente por participar de encontros em diversas dioceses do Brasil.
O evento que é o retiro oficial de carnaval da Arquidiocese deverá reunir mais de 10 mil pessoas de todas as paróquias da Arquidiocese será transmitido ao vivo pela WebTv Redentor e também contará com o Ministério das Crianças e com diversos padres que ministrarão o sacramento da confissão e aconselhamento para os que desejarem.
A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.
O Colégio Salesiano fica na Rua Luiz Zancheta,48- Bairro do Riachuelo. Para mais informações ligue para 2234-1330/ 9156-5185 ou e-mail: riodeaguaviva.rccrj@gmail.com

LOGOMARCA OFICIAL DA JMJ 2013




Conceito

Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.
Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

do link http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/202/logomarca-oficial-da-jmj-rio2013-conceito

ESCOLA DA FÉ E FORMAÇÃO CATEQUÉTICA - INSCR.ABERTAS

CONVITE:

 
A  ESCOLA DA FÉ E FORMAÇÃO CATEQUÉTICA,
de nossa PAROQUIA N. SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO está com as inscrições abertas para as pessoas da Matriz e comunidades da paroquia e convida também as pessoas das Paroquias vizinhas que quiserem se inscrever.

 
As inscrições são após as missas do mês de FEVEREIRO
dias 4/02, 12/02 e 2/02
e durante a semana na secretaria da Paroquia

Previsto para iniciar dia 08-março-2012 

 
O horario da escola é às 5º feiras às 19:00h

05-02-12 - FOLIA COM CRISTO 2012

No dia 05 de fevereiro aconteceu a quinta edição do Folia com Cristo, esse ano a novidade é que a Arquidiocese do Rio ficou de frente na organização, os anos anteriores sempre foram maravilhosamente preparados pela Paroquia da Taquara (N. Sra de Fátima - Rua Bacairis). O evento foi no Centro da Cidade em frente ao campo de Santana, com um calor de uns 38 graus, lotados de jovens e adultos. Inicou-se com a Missa presidida pelo Cardeal Arcebispo do RJ,  D. Orani Tempesta e após o trio eletrico Canibal e alguns convidados cantores, fizeram o povo sair do chão. De nossa Paroquia estavam presentes muitos paroquianos, vi por lá pessoas da nossa Matriz, os jovens da Crisma, coroinhas, acolitos, coordenadores; pessoas da Comunidade S. Francisco, da Com. Imaculada Conceiçã; da Comunidade São José Operario . Vamos as fotos:










04-02-12- X ROMARIA CICLISTICA A APARECIDA DO NORTE

No dia 04 de fevereiro no Santuário da Divina Misericordia, em Vila Valqueire, o Cardeal Arcebistpo  Dom Orani Tempesta, deu a benção e envio aos cilcistas que iriam fzer X Romaria à Aparecida do Norte. Iriam eles pegar o caminho da antiga Via Dutra e no caminho se juntarem a outros ciclistas para Romaria, que se faz silenciosa até Aparecida do Norte. Vejamos as fotos:







sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Santo do dia: SÃO BRÁS - dia 03 de fevereiro



A vida e os feitos de São Brás atingem aquele ápice de alguns poucos, que atraem a profunda fé e a admiração popular. Ele é venerado no Oriente e Ocidente com a mesma intensidade ao logo de séculos, e até hoje, mães aflitas recorrem à sua intercessão quando um filho engasga ou apresenta problemas de garganta. A bênção de São Brás, procurada principalmente por quem tem problemas nesta parte do corpo, onde é ministrada nesta data em muitas igrejas do mundo cristão.

O prodígio atribuído à ele quando era levado preso, para depois ser torturado, é dos mais conhecidos por pessoas de todo o planeta. Consta que uma mãe aflita jogou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. O santo rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este se levantou milagrosa, e imediatamente como se nada lhe tivesse acontecido.

Brás nasceu na Armênia, era médico, sacerdote e muito benevolente com os pobres e cristãos perseguidos e por essas virtudes foi nomeado bispo de Sebaste , isto no século três. Também sabemos que, apesar de aqueles anos marcarem os finais das grandes perseguições aos cristãos, muitos ainda torturados e mortos na mão dos poderosos pagãos. Brás abandonou o bispado e se protegeu na caverna de uma montanha isolada e mesmo assim, depois de descoberto e capturado, morreu em testemunho de sua fé sob as ordens do imperador Licínio, em 316.

Muitas tradições envolvem seus prodígios, graças e seu suplício. Segundo elas, fama de sua santidade rodou o mundo ainda enquanto vivia e sua morte foi impressionante. O bispo Brás teria sido terrivelmente flagelado e torturado, sendo por fim pendurado em um andaime para morrer. Como isso não acontecia, primeiro lhe descarnaram os ossos com pentes de ferro. Depois tentaram afogá-lo duas vezes e, frustrados, o degolaram para ter certeza de sua morte.

O corpo do santo mártir ficou guardado na sua catedral de Sebaste da Armênia, mas no ano 732 uma parte de suas relíquias foram embarcadas por alguns cristãos armênios que seguiam para Roma.

Nessa ocasião uma repentina tempestade interrompe a viagem na altura da cidade de Maratea, em Potenza; e alí os fieis acolhem as relíquias do santo numa pequena igreja, que depois se tornaria sua atual basílica e a localidade receberia o nome de Monte São Brás.

Mais recentemente, em 1983 no local da igrejinha inicial foi erguida uma estátua de São Brás, com a altura de vinte e um metros. Como dissemos, do Oriente ao Ocidente, todo mundo cristão se curva à devoção de São Brás nomeando ainda hoje cidades e locais, para render-lhes homenagem e veneração.