sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Em um bom coração nasce a justiça do Reino

Meus amigos, é sempre bom nos encontrarmos como comunidade de fé. Nossa fé nos faz frequentar o mesmo espaço celebrativo, a cada domingo, trazendo nas mãos aquilo que fizemos para ajudar na construção do Reino de Deus. O Deus que nos criou, nos chama para ajudá-lo na construção do seu Reino e nos envia como testemunhas vivas de sua presença no meio da humanidade. O mês da Bíblia nos ajudou a reencontrar a sua Palavra e a colocá-la como ferramenta para o nosso trabalho missionário. É muito importante que cada um vá tomando consciência da missão que lhe foi confiada.  Neste mês missionário nós estamos sendo enviados para testemunhar. Eu penso que uma experiência constante de convivência com a Palavra de Deus é necessária para que sejamos fiéis a Ele em nossa missão de testemunhar. O profeta Isaías nos lembra que nossos pensamentos não são iguais aos pensamentos de nosso Deus. Assim sendo, é importante nos aproximarmos mais deste pensamento para que a nossa missão seja coerente e consequente. O Reino de Deus é Justiça e Paz, todos nós sabemos disso. A Justiça é colocada como a base para o relacionamento humano. E como somos injustos muitas vezes conosco, exigindo de nós coisas que não somos capazes de realizar; com os outros, cobrando comportamentos que nós mesmos não os temos. Nossa compreensão de justiça muitas vezes se resume em não infringir a lei. Para Deus, justiça é muito mais que isso, é defender a vida e
dignidade do próximo. Sinto que cada vez mais se faz necessário prestar atenção naquilo que nós ouvimos, lemos e meditamos na Bíblia. Sem essa atenção corremos o risco de atrapalhar, atrasar o acontecimento do Reino de Deus. No Evangelho segundo São Mateus, rico em ensinamentos para todas as comunidades, percebemos que o coração deste Evangelho é exatamente a justiça
do Reino: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo mais lhe será dado por acréscimo.” Esta justiça do Reino precisa ser entendida e experimentadapor todos os missionários. Naquela parábola onde o patrão vai, em
horas diferentes, à praça, contratar empregados e, no final do expediente, paga a cada empregado uma moeda de prata, Jesus deixa claro o sentido da Justiça do Reino de Deus. Aquele patrão olha a necessidade de cada pessoa para se alimentar, vestir, alimentar a sua casa, viver com dignidade. Para ele, justiça é defender a vida do seu semelhante. Mas, Jesus mostra também, nesta parábola, que a justiça do Reino só acontece em uma pessoa que tem o coração bom. Sim, se o nosso coração não for um bom coração não conseguiremos entender a Justiça do Reino de Deus. Parece-me que todo objetivo da pregação, das  astorais, de toda evangelização que a Igreja vem fazendo ao longo dos séculos tem exatamente este objetivo: converter os corações. Essa conversão nada mais
é que transformar o nosso coração de pedra em um coração de carne, verdadeiramente humano. É muito importante descobrir se o meu tempo e o meu aprendizado na fé cristã tem me transformado em uma pessoa boa ou não. As pessoas de coração fechado, rancorosas, autossuficientes, presunçosas, não conseguem entender a justiça do Reino de Deus. No mês missionário se faz necessário reencontrar a Bíblia como nossa ferramenta de trabalho. O missionário é enviado para anunciar a Palavra de Deus, para ajudar a construir o Reino de Deus, não qualquer outra coisa. É muito triste quando vemos “missionários” que anunciam a si mesmos.
Busque ser fiel à sua vocação missionária e coerente no testemunho que devemos dar dessa presença de Deus no meio de nós.

Pe. Ruaro mSC - editorial Jornal Novos Horizontes -outubro/2011

A estoria do lápis

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?


A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.


- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!


- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.


"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".


"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."


"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".

"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."


"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".

A serpente e o Vagalume

Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume.

Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava em desistir.

Fugiu um dia e ela não desistiu, dois dias e nada...

No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse á cobra:

- Posso lhe fazer três perguntas?

- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar...

- Pertenço á sua cadeia alimentar?

- Não.

- Eu te fiz algum mal?

- Não.

- Então por que você quer acabar comigo?

- Porque não suporto ver você brilhar...


O jovem e a estrela do mar

Era uma vez um escritor que morava numa praia tranqüila, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele passeava a beira-mar para se inspirar, e de tarde ficava em casa, escrevendo.

Um dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar.

Quando chegou perto, viu que era um jovem pegando na areia as estrelas-do-mar que a maré trazia, uma por uma, e jogando novamente, de volta, ao oceano.

- Porque você está fazendo isto? - perguntou o escritor.

- Você não vê? disse o jovem. A maré está baixa e o sol está brilhando. Elas vão secar logo e morrer, se ficarem aqui na areia.

- Meu jovem, argumentou o escritor, existem milhares de quilômetros de praia por esse mundo afora, e centenas de milhares de estrelas do mar, espalhadas pelas praias. Que diferença faz você jogar umas poucas de volta ao oceano? A maioria vai perecer de qualquer forma.

O jovem pegou mais uma estrela na areia, jogou de volta ao oceano, olhou para o escritor e disse:

- Para essa eu fiz a diferença.

Naquela noite o escritor não conseguiu dormir, nem sequer conseguiu escrever. De manhãzinha foi pra praia, reuniu-se ao jovem e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano

Semear

SEMEAR

 Um ancião estava cuidando da planta com todo o carinho. O jovem aproximou-se dele e perguntou:

- Que árvore é esta que o senhor está plantando?

- É uma jabuticabeira - respondeu o velho

- E quando tempo ela demora para dar frutos?

- Pelo menos uns 15 anos - informou o velho

- E o senhor espera viver tanto tempo assim? - perguntou irônico o rapaz

- Não! Não creio que viverei mais tanto tempo assim, pois já estou no fim da minha jornada. - respondeu o ancião

- Então meu velho, que vantagem o senhor leva plantando essa árvore?

- Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jaboticabas se todos pensassem como você...



SEMEIE, CUIDE, FAÇA SUA PARTE E COLHA BONDADE!

O barulho da carroça

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no
bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um
pequeno silêncio me perguntou:


- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

- Estou ouvindo um barulho de carroça.

- Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia ...

Perguntei ao meu pai:

Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia por
causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa:
falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com
grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e,
querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta,
Tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:

"Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz..."

A estátua mutilada

A Europa emergia dos escombros da Segunda Guerra Mundial!

Numa pequena cidade do interior da França, bombardeada durante o conflito, a igreja local fora atingida pesadamente pelos bombardeiros. Pouca coisa restava daquela casa de oração. A imagem central do Cristo que ficava no altar-mor, tivera as duas mãos decepadas.

 Com o restabelecimento da paz e da ordem, os moradores da cidade foram até o vigário:

_ Reverendo, estamos dispostos a reparar nossa Igreja. E,antes de mais nada, gostariamos de reconstruir a imagem de Cristo, dando-lhe novas mãos.

 _Muito justo o que vocês pedem, falou o vigário.

 _Podemos levar a imagem de Cristo a umartista para que ele recoloque as duas mãos danificadas?

 _ Quanto a isso, respondeu o padre, voltem amanhã e você terão a minha resposta. Na manhã seguinte o grupo de paroquianos retornou. Aos pés do Cristo mutilado, encontraram esta legenda:
 

MINHAS MÃOS SÃO VOCÊS!
 

obs: Deus poderia dispensar-nos perfeitamente em sua obra criadora. Mas Ele desejou que tomassemos parte em sua equipe de trabalho, em sua tarefa de Salvação e Redenção do mundo

Temos um cérebro, um corpo, talentos, sensibilidade, alma... e duas mãos. Mãos que são um privilégio. Mãos que representam uma responsabilidade.

Mãos que têm uma tarefa sagrada a cumprir

Para onde você quer ir?

“Uma jovem, encontrando-se perdida numa cidade, em meio a tantas ruas, prédios, gente, carros, etc, perguntou a um senhor sentado no canto da calçada:

- Senhor! Poderia me indicar, por favor, o caminho para eu sair daqui?

- Depende muito de para onde você quer ir, respondeu o senhor, que era cego .

- Não me importa muito para onde, disse a jovem, eu só quero sair daqui.

- Se você não sabe para onde ir, não importa eu caminho tomar, disse o cego .


Vá em frente, que você chegará a algum lugar”.

(Texto adaptado do diálogo entre Alice e o Gato em Alice no País das Maravilhas)


Mulheres

No mundo existem diversos tipos de mulheres. Existem as que curam com a força do seu amor e as que aliviam dores com a sua compaixão. Foram exemplos Irmã Dulce, na Bahia e Madre Tereza, na Índia.

Existem mulheres que cantam o que a gente sente e as que escrevem o que a gente sente.


Há muitas mulheres glamourosas, como o foi Lady Di e mulheres maravilhosas que deixam lições eternas, como Eunice Weaver e Madame Curie.

Existem mulheres que fazem rir, e mulheres talentosas no Teatro, nas telas dos cinemas, nos palcos do Mundo.


Entre tantos tipos de mulheres existem as que não são conhecidas ou famosas. Mulheres que deixam para trás tudo o que têm, em busca de uma vida nova. Lembramos das nossas nordestinas e sua luta constante contra a adversidade, para que os filhos sobrevivam.


Mulheres que todos os dias se encontram diante de um novo começo, que sofrem diante das injustiças das guerras e das perdas inexplicáveis, como a de um filho amado, pela tola disputa de um pedaço de terra, um território, um comando.


Mães amorosas que, mesmo sem terem pão, dão calor e oferecem os seios secos aos filhos famintos. Mulheres que se submetem a duras regras para viver.


Mulheres que se perguntam todos os dias, ante a violência de que são vítimas, qual será o seu destino, o seu amanhã.


Mulheres que trazem escritos nos sulcos da face, todos os dias de sua vida, em multiplicadas cicatrizes do tempo.


Todas são mulheres especiais. Todas, mulheres tão bonitas quanto qualquer estrela, porque lutam todos os dias para fazer do mundo um lugar melhor para se viver.

Entre essas, as que pegam dois ônibus para ir para o trabalho e mais dois para voltar. E quando chegam em casa, encontram um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.


Mulheres que vão de madrugada para a fila a fim de garantir a matrícula do filho na escola.

A escola da Pintura

Outro dia um amigo me perguntou o que eu acho que é a vida?.

Resposta difícil, não é?

Vou contar como respondi.

Imagine uma escola de pintura. Ao entrar, você recebe uma tela em branco e encontra vários alunos pintando. Muitos estão trabalhando há anos, e os quadros são de todos os tipos, desde obras maravilhosas até telas completamente destruídas. As tintas, os pincéis e os materiais de pintura estão espalhados pela sala, alguns bem acessíveis, outros em locais difíceis. Apesar de ser uma escola, não há professor. È tudo por sua conta.

O que você faria nessa situação?Pegaria qualquer pincel e simplesmente espalharia tinta em sua tela? Observaria os que estão trabalhando e tentaria imitar alguém talentoso? Juntaria sua tela à de outras pessoas e pintaria um grande painel em equipe? Tentaria criar uma obra original e aprender com seus próprios erros? Utilizaria apenas os materiais mais acessíveis ou batalharia para conseguir também os mais difíceis?

Volto a perguntar, o que você faria?

Na minha opinião, a vida é como esta escola de pinturas. As pinceladas são as nossas ações.

Às vezes, damos pinceladas de mestre. Usamos o tipo certo de pincel, a mistura correta das cores e movimentos precisos. São as nossas boas ações. Aquelas que nos fazem dormir tranqüilos e com um sorriso nos lábios.

Outras vezes, borramos todo o nosso quadro e pensamos: Argh! Estraguei tudo. Não tem mais jeito.” Desejamos até jogar a tela fora e parar tudo. Vamos dormir arrasados e querendo morrer.

È nesta hora que precisamos lembrar da escola de pintura. Não se desespere. Por mais borrado que seu quadro esteja, você sempre pode pegar um pincel limpo, as tintas certas e pintar por cima.

Se você disse algo ruim para alguém, peça perdão. Se fez algo que não deveria, volte lá e conserte. Se deixar passar um oportunidade de elogiar, procure a pessoa ou pegue o telefone e faça o elogio. Se teve vontade de acariciar alguém e não o fez, faça-o na próxima vez que encontrá-lo (a) e diga-lhe apenas que está acertando seu quadro – tenho certeza que você seá compreendido.

A única coisa que você não deve fazer é deixar os borrões aparecendo. Não interessa quão antigos eles sejam. Se estiverem lá, corrija-os. É corrigindo que aprendemos a não cometê-los e nos tornamos artistas cada vez melhores.

Fazendo assim, não importa se teremos mais duzentos anos ou apenas mais um dia para nossa pintura. Quando formos chamados para expô-la, ela estará perfeita. Talento, tenho certeza que todos nós temos.

(texto retirado do "O livro da Bruxa", de Roberto Lopes)

Quem é você?

Vamos nesse momento olhar pra dentro de nós. Faça-o sem preconceitos. Não tenha medo e seja franco . QUEM, de fato, É VOCÊ?

Quem é você que se coloca diante do mundo, da família, diante dos outros onde ajuda: destrói, fala bem, desafia, constrói, disputa, corrige, derruba, condena, opina, não sabe perder, exige, ama, engana, mente, quer ter a última palavra, é fraco, fere, abranda, eleva, abusa, usa, torna objeto ?

Diante dos outros como eu sou? Filho, irmão, amigo, exigente, aluno, operário, trabalhador, chato, simpático, intolerável, amigável, cordial? Aceito meu jeito, minha história, meus acertos e fracassos? Tenho opinião própria ou vivo imitando os outros?

O que significa para você o catequista, o Padre, o irmão, o marido, a namorada, o pai, a mãe, os amigos, as crianças, o filho, o vizinho, o farmacêutico, o mendigo, o lixeiro, o velho, os deficientes físicos, os doentes, a família .?

O que mais observa nos outros? Você os valoriza como são, ou só conhece seus defeitos? Você não tem mesmo preconceitos contra ninguém? Você pode contar nos dedos as pessoas que você ajudou desinteressadamente? Acredita que a felicidade existe? Acredita no amor, no casamento, na boa vontade dos outros, na religião, em dias melhores para todos? Você acredita em você mesmo?

Você, que se diz católico, participa da missa e de sua comunidade? Reflete a Palavra de Deus? O que faço para construir a vida em minha comunidade?
 
Você que fala da justiça e amor, já fez alguma coisa pelo mendigo, pelo idoso, que precisa de você? O que faz pelos pobres e sofridos? É solidário com eles? Você que protesta contra guerras no exterior, já evitou as guerrinhas no interior de sua família que você muitas vezes provoca por sua atitude egoísta?

Como posso criticar grandes problemas se não resolvo pequenos problemas nossos?

 Você que exige que os outros cumpram seus compromissos, você costuma cumprir os seus como esposa, marido, filho, estudante, amigo, namorado? Cumpre os compromissos com Cristo, com sua comunidade, com as reuniões, com a família, com sua consciência?

Você que exige respeito e gratidão dos outros, já chegou alguma vez a agradecer ao pai e a mãe pelos muitos anos de amor e trabalho que tiveram para com você, Quantas vezes sua mãe recebeu um agradecimento pelo café da manhã, pela refeição, por sua roupa lavada e passada .? Por que tenho medo de amar mais os meus pais e irmãos, minha família?

 Você nasceu para dialogar, para amar, para criar comunhão .. Diante de sua consciência, você pode dizer, com toda honestidade que está valendo a pena sua vida? Ou sua vida está passando em sua frente como um filme a que você assiste esquecendo -se de ser uma personagem ativa? Ou você vive sua vida como um torcedor que assiste passivamente a vida que passa? Por que não vestir a camisa e suar por uma causa maior e fazer a vida acontecer?

Pense sobre isso Acolha os erros e transforme-os em vida enquanto Deus continua dando-lhe saúde, respiração, mãos, olhos, capacidade de amar. Aproveite sua vida e faça dela algo bonito e realizador. Como? Onde começar?

Aprendamos a cultivar nossos feijões

Feijões ou Problemas?

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar precisava encontrar
um sucessor.
Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais
aptos, mas apenas um poderia sucedê-lo.
Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio para colocar a
sabedoria dos dois à prova.
Ambos receberam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos
sapatos, para então empreenderem a subida de uma grande montanha.

Dia e hora marcados, começa a prova.
Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar.
No meio da subida, parou e tirou os sapatos.


As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor.
Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.

Prova encerrada, todos voltam ao pé da montanha para ouvirem do monge
o óbvio anúncio.
Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta ao seu oponente
como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:

- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei - foi a resposta.

Carregando feijões ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida.
Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento é você quem determina.

 

APRENDAMOS A COZINHAR OS NOSSOS FEIJÕES...


O anel

Há muito tempo, numa cidade qualquer do interior, um jovem que vivia desanimado dirigiu-se ao seu professor:

- Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa que não tenho forças para fazer nada. Me dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?

O professor, sem olhá-lo, disse-lhe:

- Sinto muito, meu jovem, mas não posso ajudar. Devo primeiro resolver meu próprio problema. Talvez depois.

E fazendo uma pausa, falou:

- Se você me ajudasse, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois talvez possa lhe ajudar.

- Claro, professor - gaguejou o jovem, logo se sentindo outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu professor.

O professor tirou um anel que usava no dedo mínimo e deu ao garoto, dizendo:

- Pegue o cavalo e vá até o mercado. Devo vender esse anel porque tenho de pagar uma dívida. É preciso que você obtenha pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vai e volta com a moeda o mais rápido possível.

O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel.

Quando o jovem mencionava a moeda de ouro, alguns riam, outros saiam, sem ao menos olhar para ele. Só um velhinho foi amável, a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel.

Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas.

Depois de oferecer a jóia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação de seu professor e, assim, receber ajuda e conselhos.

Já na escola, diante de seu mestre, disse:

- Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir duas ou três moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.
- Importante o que disse, meu jovem... – o professor disse, sorridente - Devemos saber primeiro o valor do anel. Pegue novamente o cavalo e vá até o joalheiro. Quem poderia ser melhor para saber o valor exato do anel? Diga-lhe que quer vender o anel e pergunte quanto ele lhe dá. Mas não importa o quanto ele lhe ofereça, não o venda... Volte aqui com meu anel.

O jovem foi até o joalheiro e deu o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse:

- Diga ao seu professor, se ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.


- 58 MOEDAS DE OURO!!! - exclamou o jovem.


- Sim, replicou o joalheiro, eu sei que, com tempo, eu poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é urgente...

O jovem correu emocionado à escola para contar o que ocorreu. Depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou, o professor disse:

- Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. E que só pode ser avaliada por um "expert". Pensava que qualquer um podia descobrir seu verdadeiro valor?

E, dizendo isso, voltou a colocar o anel no dedo.

Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos, andamos por todos os mercados da vida, pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem. Porém ninguém, além do Grande Joalheiro, sabe o nosso valor!



Deus sem mim é Deus, e eu sem Deus sou NADA!
( William Shaskeapeare )

Tempo de Mudanças

Um fazendeiro pediu certa vez a um sábio, que lhe ajudasse a melhorar sua fazenda, a qual estava com baixo rendimento. O sábio escreveu algo em um pedaço de papel, e colocou em uma caixa, que fechou e entregou ao fazendeiro, dizendo:

_"Leva esta caixa por todos os lados da sua fazenda, três vezes ao dia, durante um ano."
 
Assim fez o fazendeiro.

Pela manhã, ao ir ao campo, encontrou um homem dormindo, quando deveria estar trabalhando. Ao meio dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos sem alimentar.

A noite indo à cozinha, se deu conta de que o cozinheiro estava desperdiçando os gêneros.

A partir daí, todos os dias ao percorrer sua fazenda de um lado para ooutro, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas.

Ao final do ano , voltou a enconrar o sábio e lhe disse:


_"Deixa esta caixa comigo por mais um ano, minha fazenda melhorou o rendimento desde que estou com o amuleto."
 
O sábio riu e abrindo a caixa lhe disse:
 
_"Podes ter este amuleto pelo resto da sua vida."
 
No papel havia escrito a seguinte frase:
 

"SE QUERES QUE AS COISAS MELHOREM, DEVES ACOMPANHÁ-LAS CONSTANTEMENTE"


Grande Sábio

Havia um poderoso monarca que embora satisfeito com seu reino, vivia preocupado sobre a forma de governo que deveria dar ao seu povo.

Chamou um velho sábio e lhe expôs:

_ Sábio, orienta-me! Devo ser severo ao meu povo para que tenha mais respeito e afaste qualquer possibilidade de revolta ou devo ser benevolente para obter o carinho do meus súditos, fazendo-lhes, então, as vontades?

Ajudá-me!

O bom sábio pensou um pouco e perguntou-lhe:

_ O que mais aprecias dentre teus objetos pessoais?

Não entendendo a pergunta, o monarca respondeu-lhe mesmo assim.

_ O que mais amo são dois vasos de porcelana que adquiri com muito esforço

_ Traze-os a mim!

Ainda não entendendo o que o sábio queria com este pedido, ordenou a dois lacaios que trouxessem os vasos.

Vendo os dois vasos, o sábio pediu:

_ Traz água fervente e água gelada!

O monarca entendia cada vez menos. O sábio por sua vez , ordenou:

_ Coloca a água fervente em um vaso e a gelada em outro!

O monarca assustado, impôs a voz aos berros:

_ LOUCO!!! Não vês que a água fervente fará em pedaços um vaso e a gelada trincará o outro?

- Exatamente, _ Disse o sábio _ Assim será teu governo, pois se usares de autoridade severa ou de benevolência excessiva, não serás um bom monarca.

Entretanto se souberes dosar os dois,terás teu nome gravado para sempre no coração dos teus súditos!

_ Tendo terminado de falar, o sábio pediu aos lacaios que misturassem a água fervente com a gelada. Assim, obteve a morna que ao ser colocada nos vasos nada fez que os danificassem.

Ai está mais um belo exemplo de que o EQUILIBRIO é fundamental em nossas vidas!

(Autor desconhecido)

Construtores de Ponte

De todos os títulos que no mundo se concedem, o que mais me agrada é o de "Pontífice" quer dizer literalmente construtor de pontes. Um título que hoje está monopolizado pelos bispos e pelo Papa, mas na antiguidade cristã se referia a todos os sacerdotes e que por lógica poderiam estender para todas as pessoas de coração aberto.
Num tempo em que são tão freqüentes os construtores de barreira, nada melhor do que começar a construir pontes para superar os abismos.
Mas fazer pontes e sobretudo se e se fazer de ponte, não é tarefa fácil, requerendo muito sacrifício. Ponte é alguém fiel às duas beiras, mas não pertença a nenhuma delas; porém deve estar firmemente alicerçada nas duas. è renunciar a toda liberdade pessoal. Só se "serve" quando se renuncia.
Ponte é fundamentalmente alguém que suporta o peso de todos os que passam por ela. A resistência e a solidez são suas virtudes; conta especialmente a sua capacidade de serviço, sua utilidade.
È muito ingrato ser ponte: ninguém vive para ficar cima delas, usam-nas para cruzar e depois esquecem.
Apesar disto meus amigos, que grande ofício este de ser ponte entre as pessoas, as coisas, as idéias e as gerações. O mundo deixaria de ser habitável no dia em que os construtores de abismos e precipícios superassem os construtores de pontes
Temos que entender pontes primeiro para nós mesmos, para nossa própria alma, tantas vezes incomunicada em nosso interior. Ponte de respeito e aceitação de nós mesmos.
Nunca esquecerei a lição de oratória que um professor me deu: "nunca fales às pessoas, fale com as pessoas". Todo orador que criar um diálogo com seu público conseguirá o milagre da comunicação, tão pouco freqüente nos nossos dias.
Foi então que aprendi que não é possível mar sem antes nos transformar em pontes, quer dizer, sem sair um pouco de nós mesmos.
Abençoado ofício de ser ponte.

E ponte entre a vida e a morte? Como já foi dito,

 " Neste mundo há duas grandes cidades: a da vida e a da morte,ambas unidas e separadas pela ponte do amor. A maioria das pessoas, embora vivas moram na cidade da morte, a poucos metros da cidade da vida, mas sem coragem para atravessar a ponte que a separa.

Quando se ama se começa a morar na cidade da vida.

(José Luís M. Descalzo - Livro: razões para o Amor)

Os 10 mandamentos das Relações Humanas

 1 - FALE com as pessoas. Nada há tão agradável e animado quando uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de "SORRISOS AMÁVEIS".

2- SORRIA para as pessoas. Lembre-se de que exercitamos 72 músculos para franzir a testa, e somente 14 para sorrir!

3- CHAME as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir o seu próprio nome.

4- SEJA AMIGO e prestativo. Se quiserem ter amigos, seja amigo.

5- SEJA CORDIAL, fale e haja com toda sinceridade: tudo o que fizer, faça-o com todo prazer.

6- INTERESSE-SE sinceramente pelos outros. Lembre-se de que você sabe o que sabe porque um dia você aprendeu.  Seja sinceramente interessado pelos outros

7- SEJA GENEROSO em elogiar, cauteloso em criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros

8- SAIBA considerar os sentimentos dos outros. EXISTEM TRÊS VERDADES: A sua, a do outro e a verdade real.

9 - PREOCUPE-SE com a opinião dos outros. Três comportamentos de umverdadeiro líder: OUVIR, APRENDER e ELOGIAR

10 - PROCURE apresentar um excelente serviço. O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos em favor da vida humana.

(EDITORA PAULINAS)




Pedido que uma criança fez a seus pais

1- NÃO tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim. Isto faz com que eu me sinta mais seguro

2- NÃO me estraguem. Sei que não devo ter tudo o que peço. Só estou experimentando vocês.

3- NÃO deixem que adquira maus hábitos, dependo de você para saber o que é certo e o que é errado

4- NÃO me corrijam com raiva, nem na presença de estranhos. Aprenderei muito mais se me falarem com calma e em particular

5- NÃO me protejam das conseqüências de meus erros, as vezes eu preciso aprender pelo caminho áspero.

6- NÃO levem muito a sério as minhas pequenas dores. Necessito delas para poder amadurecer.

7 - NÃO sejam irritantes ao me corrigirem. Se assim o fizerem, eu poderei fazer o contrário do que me pedem.

8- NÃO me façam promessas que não poderão cumprir depois. Lembre-se de que isso me deixa profundamente desapontado.

9- NÃO ponham à prova a minha honestidade, sou facilmente levado a dizer mentiras.

10- NÃO me apresentem um Deus carrancudo e vingativo, isto me afastaria d"Ele.

11- NÃO desconversem quando faço perguntas, senão serei levado a procurar respostas na rua toas as vezes que não as tiver em casa.
 
12- NÃO se mostrem para mim como pessoas infalíveis. Ficarei extremamente chocado quando descobrir um erro de vocês.
 
13- NÃO digam simplesmente que meus receios e medos são bobos. Ajudem-me a compreendê-los e vencê-los.
 
14- NÃO digam que não conseguem me controlar. Eu me julgarei mais forte que vocês.

O Pai nunca deciste

Havia um homem muito rico, possuia muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados. Tinha ele um único filho que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho sem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles. Seu pai sempre o advertia que seus amigos só ficariam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai entravam por um ouvido, saía pelo outro. Um dia um velho pai, já avançado em idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro, e dentro ele mesmo fez uma FORCA, e junto a ela, uma placa com os dizeres:

"PARA VOCÊ NUNCA MAIS DESPREZAR AS PALAVRAS DE SEU PAI".

Mas tarde chamou o filho, levou-o até o celeiro e disse:

_ Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir você tomará conta de tudo o que é meu, e sei qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e gastará todo o dinheiro com seus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos se afastarão. E quando não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me ouvido. É por isso construí essa FORCA; sim, ela é para você, e quero que me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela.

O jovem riu, achou absurdo mas, para não contrariar o pai, prometeu, pois pensou que jamais aquilo pudesse ocorrer.

O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.

Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida , e viu que havia sido um tolo. Lembrou-se do pai, começou a chorar e pensou:

"AH, MEU PAI SE EU TIVESSE OUVIDO OS TEUS CONSELHOS!... AGORA É TARDE , É TARDE DEMAIS"

Pesaroso, o jovem levantou os olhos, e longe avistou o pequenoceleiro, era a única coisa que lhe restava.A passos lentos dirigiu-se at´lá, e entrando viu a FORCA e a placa empoeirada.

"NÃO SEGUI OS CONSELHOS DO MEU PAI, NÃO PUDE ALEGRÁ-LO QUANDO ESTAVA VIVO, MAS PELO MENOS DESTA VEZ VOU FAZER A VONTADE DELE, VOU CUMPRIR MINHA PROMESSA, NÃO ME RESTA MAIS NADA".

Subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço:

"AH! SE EU TIVESSE UMA NOVA CHANCE"...

Ele pulou, e por instantes sentiu a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e se quebrou facilmente. O rapaz caiu no chão , e sobre ele cairam jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes.

 A FORCA estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia:

"ESSA É SUA NOVA CHANCE. EU TE AMO MUITO. SEU PAI".

Quem és?

Uma mulher estava agonizando.

De repente, teve a sensação de que era chamada ao céu e se apresentava diante do tribunal.

Quem és? perguntou uma voz.

Sou a mulher do prefeito, respondeu ela.

Te pergunto quem és, não com quem estás casada.

Sou a mãe de quatro filhos

Te pergunto quem és, não quantos filhos tens.

Sou uma professora.

Te pergunto quem és, não qual a tua profissão.

E assim sucessivamente...

Respondesse o que respondesse...

Não conseguia dar uma resposta satisfatória à pergunta

"Quem és?"

Sou uma cristã.

Te pergunto quem és não qual tua religião.

Sou uma pessoa que ia todos os dias à Igreja

e ajudava aos pobres necessitados.

Te pergunto quem és, não o que fazias.

Evidentemente, não conseguiu passar no exame

Porque foi enviada de novo a terra.

Quando se recuperou de sua doença tomou a decisão de descobrir quem era.

E tudo foi diferente.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Oração antes de Ler a Bíblia

JESUS MESTRE, QUE DISSESTES:
"ONDE DOIS OU MAIS ESTIVEREM REUNIDOS
EM MEU NOME EU AÍ ESTAREI NO MEIO DELES",
FICAI CONOSCO, AQUI REUNIDOS
PARA MELHOR MEDITAR
E COMUNGAR COM A VOSSA PALAVRA.

SOIS MESTRE E A VERDADE:
ILUMINAI-NOS, PARA QUE MELHOR COMPREENDAMOS
AS SAGRADAS ESCRITURAS.
SOIS O GUIA E O CAMINHO:
FAZEI-NOS DÓCEIS AO VOSSO SEGUIMENTO.

SOIS A VIDA:
TRANSFORMAI NOSSO CORAÇÃO EM TERRA BOA,
ONDE A PALAVRA DE DEUS PRODUZA FRUTOS ABUNDANTES
DE SANTIDADE E DE APOSTOLADO.

AMÉM!

A Oração que Jesus rezava todos os dias

A escola de Jesus era, antes de tudo, a vida em casa, na família, na comunidade. Foi lá que aprendeu a conviver, a rezar e a trabalhar. O povo rezava muito naquele tempo. Todos os dias, de manhã, à tarde e à noite. Até hoje se conservam aquelas orações. Desde criança, eles aprendiam os salmos de memória. A mãe ou a avó os ensinava (2Tm1,53,15)


A ORAÇÃO QUE JESUS REZAVA TODOS OS DIAS

As 18 bençãos (de manhã, à tarde e à noite)
  • O Shemá, composto de três benditos e três leituras (de manhã e a noite)
  1. Um bendito ao Deus Criador que cria o povo
  2. Um bendito ao Deus Revelador que elege o povo
  3. Três leituras:
Dt 6,4-9; receber o Reino
Dt 11,13-21 receber a Lei de Deus
Nm 15,37-41 receber a Consagração

4. Um bendito ao Deus Salvador que liberta o povo
  • Tudo misturado com Salmos

bibliografia: Retirado do Livro (Com Jesus na Contramão, de Frei Carlos Mester, O.Carm. - Editora Paulinas)

Oração da Comunidade

Senhor, Tu nos chamas a viver em comunhão, nos chama a viver em comunidade, respondemos a esse convite, esforçando-nos para transformar a tua palavra e nosa vida! Queremos ser profetas da verdade e do amor, mesmo quando nosso relacionamento não vai bem e nos falta um verdadeiro compromisso para com a fraternidade.

Ajuda´-nos a construir a comunidade onde a gratuidade do amor e do perdão seja nossa atitude cotidiana, onde os limites, os erros, os pecados sejam também oferenda para o sacrifício.